segunda-feira, 7 de abril de 2008

Os dentes e os Métodos...

Os dentes possuem características que permitem usá-los como método de identificação. São, assim, elementos importantes na criminologia e na identificação de cadáveres, através da sua análise macroscópica e microscópica. Esta análise indica a idade, o sexo, a raça e a estatura, na hora da morte, no entanto, é necessário ter em conta a cronologia da erupção dentária e o desgaste natural dos dentes.

A dentição varia de pessoa para pessoa, ou seja, escolhendo duas pessoas ao acaso é impossível que tenham as mesmas características dentárias, por outro lado, como não se destroem facilmente, podem ser rapidamente restaurados. Os dentes apesar de mudarem ao longo da vida da pessoa, conservam-se infinitamente após a sua morte.

Os dentes são os elementos mais resistentes do nosso organismo, em caso de carbonização são a única “coisa” que restam, além disso tem uma posição muito favorável no nosso organismo, pois encontram-se protegidos, pela língua, lábios e bochechas.

As técnicas usadas na identificação através da dentição dependem de caso para caso, se no local houver dentes opta-se por um lado, se o corpo tiver sinais de mordidas segue-se outro caminho.

Caso existam dentes no local do crime, seguem-se os seguintes passos:

1. Verificar se é um dente decíduo ou permanente;

2. Colocá-lo no grupo a que pertence (incisivo, caninos, pré-molares ou molares)

3. Reconhecer se é da parte superior ou inferior:

4. Estudar quanto à sua posição: arco central ou lateral!

No caso de haver sinais de mordida procede-se à sua análise, esta baseia-se em dois pressupostos:

1.Os dentes humanos são únicos;

2.Existem detalhes suficientes dessa singularidade na marca de mordida.

A importância das marcas de mordida depende da metodologia utilizada na análise, onde mais pormenores deverão ser considerados. Existem três passos fundamentais na metodologia da análise das marcas de mordida:

  1. Obtenção da evidência a partir da vitima;
  2. Obtenção da evidência a partir do suspeito;
  3. Comparação da evidência.
Font://medicina.med.up.pt/legal/
http://www.pericias-forenses.com.br/identesodo.htm

(Luísa Fonseca)

1 comentário:

Inês disse...

Parabéns, o vosso "crime" e enredo está muito bom. Continuem :)