sexta-feira, 11 de abril de 2008

Determinação da idade e da raça.

Idade:

Apesar de o Homem possuir muitos dentes, cada um informa-nos de uma característica em particular. A arcada dentária é o melhor indicativo de idade, no entanto, os dentes não são muito precisos no que diz a este aspecto. Apenas se verifica precisão até aos 16 anos, porque as etapas de desenvolvimento são iguais, estas etapas referem-se à substituição da dentição e à formação de raízes. Quando estas etapas se completam os indicadores de idade inertes à arcada dentária variam muito, devidos aos hábitos de vida que as pessoas têm, que acabam por “destruir” as indicações da idade do cadáver.

Raça:

A humanidade é constituída por diferentes raças e cada raça possui características anatómicas diferentes. Estas são diferentes pois os ambientes onde surgem também são diferentes, mas também são o reflexo dos seus antepassados. Os molares e as suas cúspides são quem nos fornecem os dados necessários para saber qual a raça do cadáver. As cúspides são como cada uma das pontas formadas na extremidade de atrito, contacto, dos dentes.

Se se tratar da raça ortognata (brancos e caucasóides): os molares superiores possuem cúspides palatino - distais mais pequenas que as cúspides mésio -palatinas.

Se se tratar da raça prognata (negro, melanodermas e farodermas): os molares superiores têm cúspides palatinas – distais com “bom” tamanho, já os molares inferiores têm a cúspide posterior diferenciada.

Se se tratar da raça primitivas (aborígines australianos): tem um prognatismo maxilar muito variável.


Font://medicina.med.up.pt/legal/
http://www.pericias-forenses.com.br/identesodo.htm

(Luísa Fonseca)

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante o artigo. Gostei muito desse blog, pois pretendo me especializar em odontologia legal e aqui da pra se ter uma noção ótima sobre o assunto.