terça-feira, 1 de abril de 2008

Descobrir a altura e o sexo...

Determinação do sexo...

A determinação do sexo das pessoas a que pertencem as ossadas faz-se por comparação das ossadas encontradas e dos dados que estão estabelecidos em tabelas, sobre a morfologia dos ossos. Exitem ossos que permitem identificar se se trata de uma ossada feminina ou masculina mais precisos que outros, temos como exemplo: o crânio, a pelve e o tórax.

  • O tórax é um extensão da base do pescoço até ao diafragma. Esta cavidade é mais estreita nos homens do que nas mulheres.

  • A pelve é composta por um conjunto de ossos, osso do quadril, sacro e cóccix, e contém c omponentes abdominais (bexiga e reto, por exemplo). A pelve feminina é mais larga que a pelve masculina .

Determinação da altura:

A altura é calcula através dos ossos longos. Estes ossos têm medidas que sobressaem sob outras med idas e têm formas geométricas similares a paralelipípedos. Exemplo: tíbia, fémur e
úmero
. Socorrendo-se a tabelas é possível estabelecer uma razão de proporcionalidade entre o tamanho dos ossos e as alturas registadas nas tabelas. Existem tabelas específicas para os fetos
e crianças pequenas, uma vez que nestes casos os ossos longos nunca são encontrados na sua totalidade.
Uma pessoa de 1,80m tem um fémur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fémur direito
é ligeiramente menor que o esquerdo.


Font: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelve
http://fcgi.rime.pt/media/upload/image/Raio%20x%20TORAX_web.JPG/
/medicina.med.up.pt/legal/

(Luísa Fonseca)


Sem comentários: