quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Clínica médico-legal- metodologias

Tal como já foi referido, a clínica médico-legal é a componente da medicina legal dirigida à pessoa viva, analisando essencialmente vítimas de crimes contra a integridade física ( agressão), de crimes sexuais e de maus tratos.
As perícias referentes à clínica médico-legal, realizam-se em dois locais: no consultório e no laboratório.

No consultório …

Aqui, o médico legista adopta um procedimento que varia consoante o crime. Mas, de um modo geral, ele realiza sempre duas actividades: observação de danos corporais e recolha de vestígios.

- Observação de danos corporais:

A realização desta fase corresponde ao chamado exame de lesão corporal, que pode ter 3 níveis de rigor consoante os casos. Neste exame o perito médico legal deve ter em conta aspectos como: postura e deslocamento; comunicação; controlo de esfíncteres; sentidos e percepção; mastigação e ingestão; fenómenos dolorosos…

O exame descreve-se de acordo com as seguintes regiões: crânio, face, pescoço, coluna e medula, tórax, abdómen, membros superiores e inferiores.
Seguem-se alguns dos cenários com os quais o médico legista se pode deparar:




À esquerda pode ver-se uma equimose recente, à diteira uma equimose antiga e em baixo uma queimadura provocada por ácido súfurico.

Para analisar o interior do corpo, é necessário pedir outro género de exames, como raios x ou ecografias. Para isso, há que pedir auxilia a outros profissionais.


-Recolha de vestígios:

A recolha de substâncias tem em vista a realização dos seguintes exames em laboratório:

- exame de conjunção carnal- para situações de abuso sexual que envolvem a relação pénis-vagina. Há recolha de sémen.

- exame de teor alcoólico – para identificar a dosagem de álcool. Há recolha de sangue ou urina.

-exame toxicológico – para detectar certas substâncias psicotrópicas. Há recolha de urina ou, preferencialmente, sangue.


Naturalmente, todos os vestígios recolhidos devem ser cuidadosamente preservados.


No laboratório…

As perícias efectuadas neste local não são efectuadas por médicos – legistas mas sim por especialistas de áreas mais específicas. No entanto, os resultados dos testes são recebidos e analisados pelo técnico de clínica médico-legal.

Nos próximos meses serão retratadas algumas destas especialidades.
Brevemente, publicaremos quais as metodologias usadas na área da tanatologia. Não percam.
(Vera Gonçalves)

Sem comentários: