quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Medicina Legal

O que é?

A medicina legal é um corpo próprio de conhecimentos que penetra quer na esfera da justiça, quer na esfera da medicina. Ela parte de todas as áreas que sustêm o conhecimento médico para esclarecer os mais misteriosos enigmas do crime!


Este elo entre a justiça e a medicina assenta essencialmente estudo da vítima, sendo indiferente se ela está viva ou não! Pois é! Muitos assumem a medicina legal como a “medicina dos mortos” mas a verdade é que, actualmente essa ideia não passa de um mito. Ela comporta realmente uma área que se ocupa do estudo dos fenómenos cadavéricos – a tanatologia. Mas, existe também a clínica médico-legal que se destina às vítimas vivas. Nas próximas publicações lidaremos constantemente com esta dualidade da medicina forense!

Para que serve?


"A medicina legal deve contribuir para uma administração da justiça mais humana, mais exacta, por forma a obter o equilíbrio dos homens em sociedade distanciada dos príncipios medievais" (J. E. Pinto da Costa)

É importante fazer uma distinção entre a medicina legal como ciência experimental e ciência social!

Por um lado, pode afirmar-se que as sua principais funções são: colher e preservar vestígios; determinar se as lesões são de carácter criminoso, acidental ou natural; identificação de corpos; articular-se com profissionais de áreas mais específicas para aprofundar suspeitas…

Por outro lado, é igualmente correcto afirmar que ela é uma arma de combate ao crime pois, ao contribuir para desvendar crimes ela dissipa o entusiasmo para actividades anti-sociais.



Em breve publicaremos esclarecimentos acerca das técnicas usadas pelos médicos legistas!Continuem a seguir as próximas novidades!
(Vera Gonçalves)

Sem comentários: