terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Técnicas utilizadas...(exames)

Para a realização da maior parte dos exames e perícias que estão a cargo dos patologistas, referidos no post anterior é necessário recorrer-se à histologia e à citologia, porque é com base nestas áreas que se realizam os exames.


Histologia e Histopatologia


O que é?


A histologia é a ciência que se dedica à investigação da estrutura e funcionamento dos tecidos orgânicos.
A histopatologia refere-se ao exame microscópico dos tecidos, a fim de estudar as manifestações da doença.





Para que serve?

No domínio da histologia realizam-se exames de histologia normal e exames de histologia extempotanêo.

Na área da histopatologia realizam-se exames histopatológicos. Nestes últimos exames recorre-se à histologia, na medida em que, os tecidos colhidos numa autópsia, cirurgia ou biopsia passam por vários processos (métodos histológicos) até se tornarem aptos à observação microscópica. Portanto a histologia e a histopatologia estão intimamente relacionadas.
São estas duas áreas que permitem em organismos vivos identificar, por exemplo, uma cirrose hepática – através da biopsia de um fígado; em organismos mortos é possível determinar a causa da morte, sendo utilizadas quer no âmbito das autópsias clínicas, quer no âmbito das autópsias médico-legais.


Técnicas utilizadas...


Para a concretização dos estudos histológicos e histopatológicos, os técnicos em anatomia patológica seguem uma metodologia muito específica.



  1. Fixar, desidratar e diafanizar o tecido a analisar, incluindo-o em parafina;

  2. O bloco formado é cortado em secções ultrafinas com a ajuda de um micrótomo;

  3. As secções ultrafinas são colocadas em lâminas e coradas com substâncias corantes que permitem evidenciar a estrutura dos tecidos, conjunto de células, pigmentos e microorganismos;

  4. Observação microscópica das lâminas e avaliação dos resultados obtidos, comunicando-os ao médico anatomo-patologista.

História....

A histologia nasceu com aqueles que utilizaram o microscópio para os seus estudos, tal como Robert Hook, Malpighi, Gram, Ham, Fontana entre outros. Conhece grandes avanços em paralelo com os progressos no campo da biologia celular, já que esta fornece importantes conhecimentos sobre a célula.
Também de extrema importância para o desenvolvimento da histologia foi a invenção e aperfeiçoamento de inúmeras técnicas, como a cultura de tecidos, coloração vital, uso de marcadores radioactivos, coloração específica entre outros.



Citologia e citopatologia

O que é?

A citologia é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e a sua importância na complexidade dos seres vivos.
A citopatologia é um ramo da patologia que estuda e diagnostica doenças a nível celular.


Para que serve?
A citologia e a citopatologia intervêm na realização de exames de citologia normal, na medida em que, é feito um estudo através da observação microscópica de células dos tecidos espontaneamente ou por técnicas próprias. Estas duas áreas constituem um meio de diagnóstico precoce de lesões malignas ao permitirem a identificação de células neoplásicas.


Técnicas utilizadas...



O estudo das amostras citológicas é feito através da aplicação de técnicas: fixação, centrifugação, citocentrifugação, esfregaço e coloração após o qual as mesmas são observadas ao microscópio pelos técnicos. Em seguida, analisam e avaliam os resultados obtidos, identificam e separam as citologias negativas das positivas para células neoplásicas, enviando estas últimas ao patologista.


( Teresa Felgueiras)

Bibliografia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Histopathology www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/tecanatomiapatologica.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Cytopathology
http://pt.wikipedia.org/wiki/Citologia
diciopedia 2003

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Somos alunos do Colégio Dr. Luis Pereira da Costa, Leiria e no âmbito da disciplina de area projecto também estamos a realizar um trabalho sobre "Genética Forense" . Pensamos que seria benefico trocarmos algumas ideias.
Deixo aqui o meu e-mail rakel_filipa_22@hotmail.com

caso estejam interessadas em trocar algumas ideias.

=]

Anónimo disse...

bulletin yadavb academies breen cyberspace agendaan projects stated allruleml agendathe globes
semelokertes marchimundui

Assistência Microscopia disse...

http://microscopios.wordpress.com/fotografias/