quarta-feira, 12 de março de 2008

Por último...

Relação com outras áreas


Medicina LegalEm caso de morte por intoxicação (morte violenta) procede-se à autópsia médico-legal, e aqui é pedida a requisição de perícia toxicológica.
DireitoA toxicologia forense, ajuda muitas vezes a desvendar os crimes, e através dos seus relatórios entregues posteriormente à autoridade judicial, consegue-se encontrar o criminoso e perceber o porquê da atitude desse indivíduo.
EntomologiaAlguns tóxicos alteram o desenvolvimento de certos insectos, sabendo-se se houve ou não, uso de drogas.

História


Esta área, até ao século XX, limitava-se a estabelecer a origem (pesquisa e identificação) tóxica de um crime actuando directamente no cadáver. Hoje em dia, estende-se desde perícias no vivo e no cadáver até circunstâncias de saúde pública (investigação a nível laboral ou do meio ambiente).

Sabias que…


· Quem trabalha em toxicologia são farmacêuticos, químicos e biólogos.
· Determinantes genéticas, idade, género, dieta e a coexistência de doenças infecciosas afectam muitas respostas a diversos tipos de agentes tóxicos, podendo afectar a exposição e a dose, através de alterações na absorção, distribuição ou metabolismo.
· Em Portugal, o álcool e as drogas de abuso são as substâncias que, na actualidade, fazem parte da maioria das requisições de exames toxicológicos



(Ana Esteves)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei especialmente da imagem do homem feita com os comprimidos :)

Estamos a ir bem...