sexta-feira, 2 de maio de 2008

Relação com outras áreas e história...

Psiquiatria Forense é uma sub-especialidade tanto da Psiquiatria. E é em larga medida desconhecida dos psiquiatras (que geralmente não entendem de leis), e dos juristas (que quase sempre ignoram a Psiquiatria). Daí surge a necessidade desta se relacionar com:

  • O direito, em busca de esclarecer a justiça;

  • A medicina legal, para efectuar os exames necessários;

  • A toxicologia, para alguns exames complementares como à urina ou ao sangue para identificar substâncias que podem alterar o estado normal do indivíduo;
  • A enfermagem forense, uma área nova e ainda desconhecida para muitos.

Da sua historia pouco se sabe, pois esta tem muito que evoluir! Sendo ainda hoje muito pouco estudada com rigor e metodologia científica. No entanto, considera-se o espanhol Emilio Mira y Lopez o pai da psicologia e psiquiatria forense.

Em portugal...

Nesta àrea ainda não há grande desenvolvimento e muita pouca informação! Talvez seja a nossa geração que revele o quão importante seria desenvolvê-la!



Até breve!

(Inês Lima)

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiquiatria_forense

1 comentário:

Anónimo disse...

preciso da vossa ajuda. vou traxer o dr. pinto da costa a minha escola para uma palesra sobre um tema k inda n sei bem kaul é e gostaria de faser alguma coisa para exe dia, talvex posters e cartxes...gostaria de ter a vosssa ajuda...respondam rapidamente por favor para "latinocoelho.bf@gmail.com"