sábado, 9 de fevereiro de 2008

Um pouco mais sobre a medicina legal...


Relação com outras áreas


Como já devem estar mais que conscientes, a medicina legal não age sozinha. Ela relaciona-se com muitas outras áreas para chegar a certas conclusões. É através de uma grande teia de conhecimentos que o médico legista consegue realizar o seu trabalho.
Seguem-se alguns exemplos dessas áreas que apoiam a medicina legal:

- antropologia forense – contribui com o estudo da identidade e identificação.

- traumatologia forense - inclui o estudo das lesões e suas causas.

- sexologia forense – auxilia a medicina legal quando esta se depara com crimes sexuais.

- toxicologia forense – cabe-lhe a análise de substâncias venenosas e tóxicas e seus efeitos no organismo.

- asfixiologia forense – entra em acção quando a vítima foi asfixiada.


Muitas mais poderiam ser mencionadas. No entanto, pelo facto de serem tão numerosas decidimos citar apenas estas.


Um pouco de história

Temos estado a falar de medicina legal ao longo deste mês e ainda não respondemos a uma questão muito importante que provavelmente já vos deve ter surgido: Como surgiu a medicina legal? Como foi evoluindo ao longo da história?


Pois bem, a medicina legal já existia na Antiguidade Clássica, chegando a Roma já com grandes avanços. No entanto, na Idade Média, devido á mentalidade vigente na época ela foi um pouco esquecida, sendo apenas retomada no Renascimento.
Mas, apesar de tudo isto, considera-se que é na Alemanha que a medicina legal ganha verdadeira força com a aprovação de leis que tornam obrigatória a perícia em caso de homicídios, ferimentos…


As técnicas utilizadas têm vindo a evoluir até hoje e espera-se que assim continue!


Não percam a próxima publicação sobre a actuação da medicina legal em Portugal.


(Vera Gonçalves)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora boas, ando um bocadito desesperado por uma simples informação, cheguei a este blog, e aproveito para deixar uma pergunta: Qual foi o ano em que testes de impressões digitais e ADN começaram a ser implementados aqui em Portugal, estou a escrever um conto e gostaria de saber de por volta dos anos 30 ou 40 já se poderia saber através das impressões digitais de alguém, por exemplo, alguém usasse as mãos nuas para estrangular alguém, ou numa tentativa de fuga deixasse impressões de dedos algures, se era possível nessa altura ser apanhado por testes de impressões digitais. Obrigado =)