domingo, 10 de fevereiro de 2008

Para finalizar...

Em Portugal…

Em Portugal, a medicina legal é fortemente utilizada na investigação criminal. Este facto não é novidade pois, a medicina legal é quase uma base para o desenrolar da actividade pericial pelo que, a sua não utilização seria impossível.

No nosso país, o organismo responsável pela prática da medicina forense é o Instituto Nacional de Medicina Legal. Este conta com três delegações:

- delegação do Norte – localiza-se no Porto (imagem ao lado do antigo iml do Porto)

- delegação do Centro – localiza-se em Coimbra

- delegação do Sul - localiza-se em Lisboa

A sua sede é a delegação de Coimbra. Nestas delegações realizam-se todas as actividades anteriormente referidas sobre a medicina legal. Mas, uma vez que ela se relaciona com outras áreas, existem ainda outros serviços.

Para além disto, existem ainda gabinetes médico-legais espalhados por várias cidades do país em que se realizam procedimentos mais comuns como a autópsia ou actividades de clínica médico-legal.

Sabias que…

…alguns estudiosos acreditam que o termo “cesariana” se deve ao facto do imperador Júlio César poder ter nascido a partir de uma histerectomia realizada durante o exame tanatológico da sua mãe (este era um procedimento obrigatório na Roma Antiga quando uma mulher grávida morria).

… em Portugal é obrigatório o médico legista ir ao local do crime. No entanto, isto não acontece em todos os países.

… o médico legista pode decidir a culpa ou inocência de um suspeito com os seus relatórios.
(Vera Gonçalves)

1 comentário:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado