quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A Criminalística...


No século XIX era a medicina legal que tratava da pesquisa, busca e demonstração de elementos relacionados com a materialidade do crime, com novos conhecimentos e desenvolvimento de áreas técnicas, como a física, química, biologia, matemática, toxicologia…, surge a necessidade da criação de uma nova disciplina para a pesquisa, análise, interpretação de vestígios encontrados em locais de crimes.
Nasce assim a criminalística, uma ciência independente que vem dar apoio à polícia e justiça, tendo como objectivo o esclarecimento de casos criminais.

A criminalística ocupa-se fundamentalmente em determinar de que forma se cometeu o delito e quem o cometeu, também abrange interrogações: “como?”, “porque?”, “quem?”, que instrumentos foram utilizados, “donde?”, “quando?”, ou seja, a criminalística utiliza uma série de técnicas, procedimentos e ciências que estabelecem a verdade jurídica acerca do acto criminal.

Existem dois tipos de criminalística:

- Criminalística biológica – a partir de vestígio biológico encontrado na vítima de um crime ou no local do crime é comparando com o perfil genético do sujeito.

- Criminalística não biológica – consiste na análise de impressão digitais, palmas das mãos e dos pés. Estas análises podem realizar-se no laboratório de perícia científica da Polícia Judiciária.


Os indivíduos que trabalham nesta área chamam-se criminalistas. Estes especialistas são os primeiros a chegar à cena do crime, vêem o que os outros não vêem, apanham os culpados, dominam os raio laser e ultravioleta, usam uniformes apelativos e têm à sua disposição a tecnologia mais vanguardista.
O seu trabalho começa, como não poderia deixar de ser, no local dos factos.


(Andreia Faria)

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Resultado da Sondagem!

A primeira questão colocada, foi: Qual é a primeira área a chegar ao local?
As respostas foram:

  • Psicologia e Psiquiatria,com dois votos (7%)
  • Toxicologia forense, que obteve 1 voto (3%)
  • Criminalística, com 24 votos (85%)
  • Antropologia forense, que obteve 1 voto (3%)

A reposta correcta foi a mais votada: criminalística.

Que será a próxima área a ser tratada...

Não percas, as novidades que se seguem sobre criminalística...

sábado, 17 de novembro de 2007

A Cura Fatal...

Como tinhamos prometido, cá vai a história de um crime que será resolvido mês a mês, através da ciência claro!!!!!

Preparem-se...


Um grito fere o silêncio daquela tarde! Quase em simultâneo, o telemóvel inicia uma sinfonia frenética no bolso de um qualquer membro da brigada de investigação 126. O instinto não se deixa enganar: mais um enigma para resolver.


Próxima paragem: local do crime. A normalidade do lugar arrepia: pingas de sangue mancham os tons verdes da erva, o telemóvel jogado no chão onde se avista um código intrigante, uma caixa aparentemente de comprimidos vazia e uns murchos crisântemos amarelos que não se adequavam ao ambiente envolvente. A complementar todo este clima, estava um corpo masculino, de formas bem delineadas, caído de costas para o céu, coberto de pétalas, que deixou em alvoroço o desprevenido casal.

Cá vai o registo fotográfico do crime:




Dentro de poucos dias, publicaremos explicações sobre uma das áreas da ciência forense para depois demonstrarmos como é que essa mesma área actuará na resolução deste crime.

Estejam atentos...